Buscar
  • lschmitdbrand

O que mais me perguntam sobre a LS Brand

Atualizado: 22 de Dez de 2020

Estou sempre tentando postar o box de perguntas no Instagram e quando posto recebo perguntas super interessantes. Ao invés de deixar elas se perderem em 24horas (tempo que dura um stories) decidi postar elas aqui. Dessa forma fica fácil caso você queira entender um pouco mais sobre a LS e como é a minha jornada no empreendedorismo.




D: "Conta um pouquinho a história da marca."

LS: A LS surgiu no dia 6/12/2018, mas a primeira coleção foi apenas no dia 20/03/2019 que é quando comemoro o aniversário da marca, ou seja, temos praticamente 2 anos. Eu sempre AMEI moda, gosto de criar looks e combinações, minhas amigas sempre me pediam opinião nas roupas, já tive blog só de moa, fui colunista de moda na Revista Vam... Pode se dizer que respiro moda hahah

Mas sempre tive uma certa dificuldade para achar roupas que eu gostasse, por um preço justo, e que eu não fosse chegar em um lugar e ter várias pessoas com a mesma roupa que eu. O sonho de ter uma marca sempre existiu, e foi no final de 2018 que resolvi colocar ele em prática com um investimento super baixo, acredite.

A marca foi crescendo aos poucos, até porque acredito que fazendo tudo com calma e paciência os resultados são melhores e mais duradouros (apesar de ser super ansiosa). Começamos chamando Luiza Schmitd Store, sem etiqueta, nossa embalagem eram saquinhos de filó, os bilhetes não eram feitos em cartão personalizado. Hoje em dia temos sacola de tecido, 3 cartões personalizados, etiquetas de acrílico e tag de semente, site, filtro no Insta, TikTok, Pinterest... Quando paro e analiso tudo isso vejo como a LS cresceu (olhos cheios de lágrimas aqui enquanto escrevo).


D: "Você cria o design e também costura a peça?"

LS: Eu, Luiza, desenho todas as peças. Fiz aula de desenho e foi então que aprendi a fazer croquis e desde então coloco todas as ideias no papel e crio as roupas. No momento tenho 2 costureiras que confeccionam as peças para mim. As únicas costuras que faço são os bordados das customizações do Serviço Handmade. :)


D: "Eu costuro mas não tenho criatividade para criar uma peça. Conta um pouco do que te inspira."

LS: Bom acho que criatividade é algo que todo mundo tem um pouco de dificuldade, não acredito que seja possível ser criativo 100% do tempo hahah O que faço muito é aproveitar os momentos que estou mais criativa e tirar para criar e produzir conteúdo para nossas redes sociais (blog, Instagram, TikTok).

Algumas coisas que me inspiram muito são o Pinterest, séries (Gossip Girl, principalmente), músicas, filmes, e até a própria natureza com suas cores, texturas e movimentos.

O meu conselho é você não buscar inspirações em apenas um lugar, vá diversificando e quando você ver tudo vai ser inspiração.


D: "Vocês vendem atacado e varejo?"

LS: Vendemos apenas varejo. Nossa produção é pequena e sob encomenda. Gostamos de ter o contato com a cliente, conhecer cada uma, seus gostos e preferências. A LS é uma marca slow fashion, ou seja, valorizamos a produção em pequena/média escala, prezamos muito pela nossa mão de obra (as costureiras) e também gostamos muito desse contato mais próximo com nossas clientes, dessa relação transparente, que você saiba todos os processos pelo qual sua peça passa ao ser produzida.


D: "Queria saber como você calcula o preço das peças. Acho que nunca vi ninguém falando sobre"

LS: Esse é um ponto que ainda estou aprendendo, porque sou péssima em matemática hahah meu irmão criou uma fórmula e tento seguir ela sempre. Vamos lá, a peça passa por diversos processos até chegar na sua casa, e cada um desses processos tem alguém envolvido, ou seja, tem valor.

A fórmula que uso para precificação é: A (valor do tecido) + B (mão de obra da costureira) + C (gastos fixos: embalagens, etiqueta, tag, cartões) + D (meu lucro) = Valor Final.

Dessa forma está facilitando muito para mim e vem dando certo até agora.


D: "Quais as principais dificuldades de iniciar no empreendedorismo? E como superou elas?"

LS: Uma dificuldade logo que comecei foi fazer meus pais entenderem que a LS não era um hobby, e sim algo que queria fazer para a minha vida. E eles não só entenderam, como me apoiam e me ajudam extremamente com ideias, entregas... Hoje em dia a principal dificuldade é fazer as pessoas entenderem que mesmo eu sendo nova (23 quase 24 anos) e mulher, eu sou sim capaz de gerir meu negócio sozinha e com total responsabilidade. Colocar isso na cabeça das pessoas tem sido difícil, porque sempre aparece alguém que tenta tirar alguma vantagem. A principal coisa que você tem que ter em mente (falo pela minha experiência, ok?) é que muitas pessoas vão criticar e duvidar do seu potencial, da sua gestão ou até do seu produto. O importante é você não ouvir elas, continuar trabalhando duro, dando seu melhor e buscando conversar com aquelas pessoas que te apoiem genuinamente. Aos poucos você vai construindo seu império e as críticas não vão te abalar mais.


D: "Como encontrar costureiras para começar?"

LS: Converse com pessoas que sempre levam roupas na costureira, por exemplo: aquela prima que sempre vai na costureira fazer bainha da calça ou arrumar uma roupa, sabe?

Aqui em Juiz de Fora se você for nas lojas de tecido, geralmente, eles tem um caderno com o contato de várias costureiras, pega o número de algumas e vai experimentando para ver forma de produção, caimento e, principalmente, acabamento das peças.

Uma super dica: quando você achar a costureira que vai ser sua alma gêmea não passe o contato dela para ninguém, porque podem ir nela e pedir roupas que ela fez para você. E isso gera um problema e desgaste muito grandes.


Essas foram as perguntas que recebi recentemente e que AMO responder. Lembrando que falo tudo isso com base na minha experiência de 2 anos de marca, cada caso é um caso e também estou em processo de crescimento. :)


Se você tiver alguma dúvida, me envie aqui pelos comentários, por e-mail ou direct no Instagram. Vai ser um prazer enorme responder todas elas e te ajudar de alguma forma. Conte comigo.


Grande beijo,


Lu Schmitd.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram

lschmitd.brand@gmail.com

Juiz de Fora - MG

Tel: (32) 99120-6600  

© 2020 por Grupo Kora Digital - @grupokoradigital- koratrafego@gmail.com - Tel: (32) 98863-9916

  • Preto Ícone Pinterest
  • Ícone do Instagram Preto