Buscar
  • lschmitdbrand

Lady Boss - Laura Guedes da Amarílis

Entusiasta do empreendedorismo, Laura Guedes tomou as rédeas da Amarílis - Plantas e Jardins - e tornou o empreendimento um negócio lucrativo para a sua família. Para ela e empreendedorismo não foi uma vontade que surgiu do nada, e sim, a necessidade de ajudar sua família a melhorar algo que já possuíam.


Minha conversa com Laura pode ser definida em muitas palavras, mas uma que me chama muita atenção, e acredito que você vá concordar comigo é: inspiração. Laura pegou a dor de muitas pessoas que era "negócios falindo", "comércios fechando" e , vou parafraseá-la para que você entenda do que estou falando " Deixa eu transformar toda essa realidade de comerciantes falindo e tentar trazer um novo horizonte para o comércio de plantas em meio a pandemia". E foi quando o seu negócio cresceu de maneira exponencial. Laura é uma mulher inspiradora.



Trabalhar com família é um desafio

Muitas pessoas quando vão empreender não recebem o apoio da família, e por isso acabam desistindo, ou insistem mesmo com o pé atrás. Laura me contou que com a sua família o apoio sempre foi mútuo, ela os incentivava a terem seu próprio negócio em 2018 que foi quando abriram a Amarílis e, em contrapartida, eles a apoiaram a assumir a frente da loja em 2020 para trazer o viés de inovação.


Mas vai com calma, se engana você se pensa que trabalhar com família é fácil! "Trabalhar com família é um desafio, tem sentimento, tem carinho, mas também tem muitas opiniões divergentes. Mas aprendemos a lidar com essas diferenças, com o desconforto, a não fugir e a co-construir" - Laura Guedes.


Uma pergunta que com certeza farei a todas às empreendedoras e acredito que seja de interesse de muitas mulheres saberem. Nós mulheres que empreendemos já passamos por momentos que foram no mínimo constrangedores. Então fiz a pergunta que estará presente para todas as empreendedoras: Por ser mulher, mais nova, recém formada... Você chegou a sofrer algum tipo de preconceito da sociedade ou machismo?


Laura Guedes: Fui presencialmente em um fornecedor da Amarílis e a pessoa começou a fazer diversas perguntas sobre o meu negócio, sobre o meu pai, para dessa forma ver que tinha uma procedência por trás, que não era um negócio sem fundamento, sem segurança... Acredito que se fosse meu pai ali no meu lugar, uma figura mais velha e masculina, não haveria essa dúvida de que é um negócio sério e com futuro. Mas foi bom acontecer isso tudo, pois hoje vejo que já somos uma figura de autoridade, já temos respeito e ganhamos nosso espaço na mídia. Esse foi só um caso que aconteceu comigo, mas acredito que acontecerão outros, afinal, somos mulheres. Temos que nos provar e essa é uma luta diária para que outras mulheres no futuro não precisem passar por isso.



É muito importante para você ver que não está sozinha, empreender é um fracasso e são eternas conquistas.

Nós empreendedoras estamos sempre com a cabeça ocupada, pensando em algo. Laura me contou que em 2020 com a pandemia ela começou a trabalhar muito mais e com isso entrava em vácuo de profissional onde a cabeça não descansava em nenhum momento. Um hobby que ela encontrou foi a Yoga, onde ela deseja se aprimorar ainda mais e que coincidentemente tem relação com o seu trabalho na Amarílis, que é trabalhar com a natureza, energia...


Para planos futuros, Laura pensa em expandir a Amarílis para o mercado de floricultura, ecommerce... mas estão indo aos poucos. Pessoalmente, Laura pretende dar os primeiros passos em 2021 para empreender no mercado corporativo - mas isso é papo para outra entrevista e outro post hahah


Um conselho muito importante de Laura Guedes para você que está começando a empreender agora: Se junte a outras mulheres. É muito importante para você ver que não está sozinha, empreender é um fracasso e são eternas conquistas. Esses altos e baixos são normais e é muito legal aprender com os erros, acertos e experiências de outras mulheres.


Uma dica de ouro para você que já empreende: Não se prenda a um só canal! Laura contou que seus pais no início se prenderam muito ao físico e hoje em dia estão em várias outras plataformas.


Uma frase que Laura leva para a vida: "Instaure o caos e tire o melhor das pessoas"


Se você tem alguma pergunta para a Laura deixe nos comentários! E para conhecer mais da loja maravilhosa dessa empreendedora incrível, clique aqui!





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo