Buscar
  • lschmitdbrand

Slow Fasion: o que é e como consumir?

Atualizado: 22 de Dez de 2020

De uns tempos para cá escutamos muito a expressão: Slow Fashion. Mas você sabe o que é uma marca slow fashion e como você pode consumir esse novo conceito?




O Slow Fashion é um termo cunhado por volta do ano de 2004, em Londres, por Angela Murrills, uma escritora de moda da revista de notícias on-line Georgia Straight. Ao contrário do fast fashion - sistema de produção de moda que prioriza a fabricação em massa, a globalização, o apelo visual, o novo, a dependência, a ocultação dos impactos ambientais do ciclo de vida do produto, o custo baseado em mão de obra e materiais baratos sem levar em conta aspectos sociais da produção -, o slow fashion surgiu como uma alternativa mais sustentável no mundo da moda.

O Slow Fashion propõe um modelo de produção que valoriza quem faz, valoriza os processos, respeita o tempo real de produção e a cultura local.

O que é o Slow Fashion

O slow fashion preza pela diversidade; dá prioridade ao local em relação ao global; promove consciência socioambiental; contribui para a confiança entre produtores e consumidores; pratica preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos; e mantém sua produção entre pequena e média escalas.


A produção globalizada do fast fashion é feita por grandes marcas que padronizam as roupas para o mundo inteiro, o que acaba diminuindo o espaço para as especificidades culturais, desvaloriza trabalhadores locais e consome muitos recursos.


Ao diminuir intermediadores no processo de venda, o consumidor se aproxima do produtor. Com esse vínculo, os produtores sentem a responsabilidade de produzir​​ com qualidade, pois os produtos serão consumidos por pessoas que eles conhecem, e os consumidores sentem uma responsabilidade em relação aos produtores, que são membros de sua comunidade.


Ou seja, o slow fashion propõe um modelo de produção que valoriza quem faz, valoriza os processos, respeita o tempo real de produção e a cultura local.


E como consumir o Slow Fashion?

É importante, primeiramente, darmos valor às roupas. Perguntar sobre quem as fez (e em quais condições), sobre as matérias-primas, processos e modelo produtivo.


Ao comprar algo novo, opte por uma peça de qualidade, com uma bela história, que durará anos e realmente é especial, tanto para quem fez, como para quem usará.


Opte sempre pelo #consumoconsciente!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram

lschmitd.brand@gmail.com

Juiz de Fora - MG

Tel: (32) 99120-6600  

© 2020 por Grupo Kora Digital - @grupokoradigital- koratrafego@gmail.com - Tel: (32) 98863-9916

  • Preto Ícone Pinterest
  • Ícone do Instagram Preto